Pages

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Poéticas Visuais."


A poesia visual resulta da interseção entre a poesia e a experimentação visual. Anulando certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura, etc, o texto, as imagens e os símbolos estão distribuídos de forma que o elemento visual pode assumir a principal função de organização da obra, não dependendo da existência de símbolos de escrita para sua caracterização como poesia, embora não os excluindo. Basta existir uma informação organizada artisticamente através de elementos gráficos ou visuais, para obter um poema visual.
O poema visual reflete a imagem poética da existência do homem no mundo. A imagem atrai.
" A primeira leitura que fazemos do mundo, para o qual chegamos, é a do universo das imagens. Ver é um processo natural, ler é um aprendizado formal."




 Pierre Garnier, criou o movimento "Spatialisme". Muito próximo da poesia concreta, os poetas Augusto e Haroldo de Campos, desenvolveram atividades em comum com Pierre, a "Poesia Sonora".








" O Poema visual utiliza, com rara felicidade, a combinação dos signos verbais com a expressividade da linguagem icônica. Assim os dois códigos, o digital e o icônico, se combinam à perfeição para traduzir imagens poéticas e juízos críticos." Fábio Lucas, escritos e crítico literário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário